Curso Básico de Espiritismo


CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – 1o Ano 37a. Edição – Fevereiro/2012

O Curso Básico de Espiritismo tem como objetivo geral levar o aluno a uma assimilação do conteúdo doutrinário fundamental, assim como induzi-lo à autorreflexão, ao conhecimento de si mesmo, de suas potencialidades, e consequentemente modificação de sua conduta interior perante o mundo e a vida em sociedade.

Quanto ao conteúdo programático, o curso em questão é constituído de vinte e quatro lições, contendo a essência de O Livro dos Espíritos, abordado de forma sucinta e didática.

Importa ainda considerar que esta obra não tem a pretensão de esgotar o conteúdo da Codificação, mas consiste em textos base, explanados de forma didática e acessível.

Nossos livros consistem em texto base, explanados de forma clara a permitir ao aluno uma visão metodológica do todo. Nesse aspecto caberá ao expositor desenvolver, completar, aprofundar esses textos de forma precisa e objetiva.

Dessa maneira, a Educação Espírita, em consonância com o nosso tempo, sugere uma Pedagogia Ativa, ou seja, uma proposta de Educação projetada para o futuro; centrada no sujeito, na vida.

Conteúdo

Apresentação

1a Aula – O ESPIRITISMO E OUTRAS DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS

Parte A – ESPIRITUALISMO E ESPIRITISMO

Parte B – PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO

2a Aula – DEUS

Parte A – A INTELIGÊNCIA SUPREMA

Parte B – O SACRIFÍCIO MAIS AGRADÁVEL A DEUS

3a Aula – ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO UNIVERSO

Parte A – ESPÍRITO E MATÉRIA

Parte B – MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

4a Aula – CRIAÇÃO

Parte A – FORMAÇÃO DOS MUNDOS E DOS SERES VIVOS – A VIDA ORGANIZADA – PLURALIDADE DOS MUNDOS

Parte B – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

5a Aula – PRINCÍPIO VITAL – FLUIDOS

Parte A – SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS – PRINCIPIO VITAL – A VIDA E A MORTE – A NATUREZA DOS FLUIDOS
Parte B – PROGRESSÃO DOS MUNDOS

6a Aula – PRINCÍPIO INTELIGENTE E OS TRÊS REINOS

Parte A – OS TRÊS REINOS – OS MINERAIS E AS PLANTAS – OS ANIMAIS E O HOMEM

Parte B – A LEI DE AMOR

7a Aula – ESPÍRITO, PERISPÍRITO E CORPO FÍSICO

Parte A – ESPÍRITO: ORIGEM E NATUREZA – MUNDO NORMAL PRIMITIVO – FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS – PERISPÍRITO: ORIGEM, NATUREZA, FUNÇÕES E PROPRIEDADES – CORPO FÍSICO

Parte B – CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

8a Aula – DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS

Parte A – PRIMEIRA – SEGUNDA E TERCEIRA ORDENS

Parte B – JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES

9a Aula – ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS
Parte A – FINALIDADE-LIMITE-NECESSIDADE E JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO ………………………………………… 27

Parte B – NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS, SE NÃO NASCER DE NOVO

10a Aula – PLURALIDADE DAS EXISTENCIAS – RETORNO A VIDA CORPORAL

Parte A – PRELUDIO DO RETORNO – UNIÃO DA ALMA AO CORPO – IDÉIAS INATAS – ENCARNAÇÕES NOS DIFERENTES MUNDOS

Parte B – CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES

11a. Aula – RETORNO A VIDA CORPORAL – I

Parte A – FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS, INFLUÊNCIA DO ORGANISMO, IDIOTISMO, LOUCURA E SUICÍDIO

Parte B – O JUGO LEVE

12a Aula – RETORNO A VIDA CORPORAL – II

Parte A – DA INFÂNCIA – SIMPATIAS E ANTIPATIAS TERRENAS – ESQUECIMENTO DO PASSADO – SEXO NOS ESPÍRITOS

Parte B – SE ALGUEM TE FERIR NA FACE DIREITA

13a Aula – EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Parte A – SONO, SONHOS – VISITAS ESPÍRITAS ENTRE OS VIVOS – TRANSMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO – CATALEPSIA, LETARGIA OU MORTE APARENTE

Parte B – PASSAGENS SOBRE RESSURREIÇÃO

14a Aula – VIDA ESPÍRITA – I

Parte A – ESCOLHA DAS PROVAS – RELAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO – RELAÇÕES SIMPÁTICAS E ANTIPÁTICAS DOS ESPÍRITOS

Parte B – RECONCILIAR-SE COM SEUS ADVERSÁRIOS

15a Aula – VIDA ESPÍRITA – II

Parte A – LEMBRANÇAS DA EXISTÊNCIA CORPÓREA

Parte B – DEIXAI OS MORTOS ENTERRAR OS SEUS MORTOS

16a Aula – VIDA ESPÍRITA- III

Parte A – ESPÍRITOS ERRANTES

Parte B – A VERDADEIRA PROPRIEDADE

17a Aula – RETORNO DA VIDA CORPÓREA À VIDA ESPIRITUAL

Parte A – A ALMA APÓS A MORTE – SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO – PERTURBAÇÃO ESPÍRITA

Parte B – PARÁBOLA DO MORDOMO OU ADMINISTRADOR INFIEL

18a Aula – INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS

Parte A – INTERFERÊNCIA DOS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E AÇÕES

Parte B – PAGAR O MAL COM O BEM

19a Aula – OS PODERES OCULTOS E O HOMEM

Parte A – OS PACTOS – O PODER OCULTO – TALISMÃS E FEITICEIROS – BENÇÃOS E MALDIÇÕES

Parte B – CARACTERES DO VERDADEIRO PROFETA

20a Aula – AFEIÇÕES DOS ESPÍRITOS

Parte A – AFEIÇÕES POR CERTAS PESSOAS – ANJOS DA GUARDA – ESPÍRITOS PROTETORES, FAMÍLIARES OU PRESSENTIMENTOS

Parte B – PRECES INTELIGÍVEIS – MODO DE ORAR

21a Aula – OS ACONTECIMENTOS DA VIDA

Parte A – INFLUÊNCIA NOS ESPÍRITOS NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA – TORMENTOS

VOLUNTÁRIOS – A VERDADEIRA DESGRAÇA

Parte B – O PODER DA FÉ

22a Aula – AÇÃO, OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Parte A – OS ESPIRITOS DURANTE OS COMBATES – AÇÃO DOS ESPÍRITOS NOS FENÔMENOS DA NATUREZA – OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

Parte B – TEMPESTADE ACALMADA OU AMAINADA

23a Aula – “O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ESPÍRITA”

24a. Aula – HOMENAGENS
Parte A – HOMENAGEM A BEZERRA DE MENEZES

Parte B – HOMENAGEM A ALLAN KARDEC

Agradecimentos

“O Bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte”. Emmanuel

Agradecemos primeiramente aos amigos espirituais pela inspiração, e a todos os colaboradores pela participação na composição deste trabalho.

Área de Ensino da FEESP

Apresentação

Em virtude da quantidade cada vez maior de alunos, interessados nas mensagens que consolam e esclarecem da Doutrina do Cristianismo Redivivo, toma-se oportuno uma revisão dos textos didáticos, no sentido de adaptá-los a uma pedagogia adequada aos novos tempos.

Se o objetivo da Educação é a libertação total dos educandos, o alcance deste fim deve levar em conta as situações e o horizonte cultural dos mesmos.

Este trabalho tem como objetivo geral, levar o aluno a uma assimilação do conteúdo doutrinário. Para tanto, buscou-se a fidelidade devida aos textos da Codificação, assim como, induzi-lo ao conhecimento de si mesmo, de suas potencialidades e consequente modificação de sua conduta interior perante o mundo e a vida em sociedade.

Quanto ao conteúdo programático, os cursos são constituídos de vinte e quatro lições, contendo a essência dos Livros da Codificação, abordados de forma sucinta e didática.

Nossos livros consistem em textos base, explanados de forma clara c acessível, deforma a permitir ao aluno uma visão metodológica do todo. Nesse aspecto caberá ao expositor desenvolver, completar, aprofundar esses textos de forma precisa e objetiva.

Dessa maneira, a Educação Espírita, em consonância com o nosso tempo, sugerem uma Pedagogia Ativa, ou seja, uma proposta de Educação projetada para o futuro; centrada no sujeito, na vida.

– O Livro dos Espíritos constitui a pedra fundamental da Doutrina Espírita, marco inicial da Codificação Espírita.

Com relação às demais obras de Allan Kardec, os livros sequenciais partem da base filosófica deste:

– O Livro dos Médiuns: natural que sucedesse com o aprofundamento científico e metodológico dos fenômenos espíritas. Encontra-se sua fonte no Livro II (Cap. VI até o final);

– O Evangelho Segundo o Espiritismo: decorrência do Livro IV em sua abordagem Doutrinária Moral;

– O Céu e o Inferno ou Justiça Divina Segundo o Espiritismo: decorre do Livro IV do Livro dos Espíritos.

– A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo: relaciona-se no Livro I (Cap. II, III e IV), ao Livro II (Cap. IX, X e XI) e partes de capítulos do livro III.

“A educação é um conjunto de hábitos adquiridos“ (Livro dos Espíritos, pergunta 685a), onde não basta à educação por si S6, mas sim, a concretização da educação espiritual pela conduta de cada um, ou seja, o aprendizado e a pratica.

A Federação Espírita do Estado de São Paulo espera, portanto, que esta revisão possa cumprir com as finalidades para as quais foi idealizada e, sobretudo corresponder aos desígnios da Espiritualidade, no sentido de ressaltar sempre o caráter evangélico da Codificação à luz de princípios racionais, no ontem, no hoje e no amanhã.

Área de Ensino

Zulmira da Conceição Chaves Hassesian

Link: http://www.novodespertar.com.br/espiritismo/curso-basico-de-espiritismo/

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